terça-feira, 6 de dezembro de 2011


Uso da tecnologia na educação

O MEC (s.d) recomenda que todos os futuros professores saibam lidar com novas tecnologias com fins pedagógicos. Ao mesmo tempo, as IES necessitam de docentes qualificados e com disposição para abraçar essa nova bandeira: a aprendizagem virtual. Por esse motivo, educadores das mais diversas áreas do saber, desde que comprometidos com o ensino, não podem colocar os Ambientes Virtuais fora das práticas didáticas.
Usar o computador dentro e fora da sala de aula, como uma ferramenta de apoio, no momento propício, é fundamental para o sucesso do conjunto aluno-máquina. Saber lidar e adaptar ao manuseio de equipamentos ao ensino, utilizando-os em todo o seu potencial, sem perder o foco de formar um cidadão, é o objetivo central desse processo (Aoki, 2001).
Para Santos (2004), construir o conhecimento é colocar, de lado, a imitação cega e submissa, dando vida a indivíduos questionadores, críticos e pensadores. Incentivar as pesquisas, estimular para a criação do novo e estabelecer um pensamento crítico, é o alicerce para a construção do conhecimento. A educação não é, meramente, um conjunto transferido de saberes as pessoas. O saber não é algo imutável ou uma cópia acabada (Freire, 1996). Assim, é necessário alcançar novos horizontes, romper as barreiras e transformar a realidade vivida; isto é construir o conhecimento.
Moran (1997) afirma que durante a construção do conhecimento, em ambientes informatizados, existe maior ”liberdade‘ e menos regras rígidas. Essa construção tem seus pilares, a partir da organização e razão sensorial. Criam-se convergências e divergências instantâneas. Surge a necessidade de se pensar em vários assuntos ao mesmo tempo e de respostas em fração de tempo menores. O papel da Educação passa a ser o de possibilitar a formulação de perguntas e a descobertas de respostas, rápidas ou a longo prazo. A utilização das tecnologias auxilia a Educação, fornecendo um modelo de ensino participativo, interativo e de colaboração. O uso dessas tecnologias amplia o leque de ferramentas auxiliares na construção do conhecimento. Aplicar o conceito de AVA é relacionar o ato de aprender, por intermédio de recursos computacionais, onde haja interação, cooperação, análise e observação, com o objetivo de auxiliar à aprendizagem.



*******************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário