sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A educação e a interatividade

"As crianças nos tempos atuais, principalmente as que moram em grandes cidades, e com maior poder aquisitivo, estão desde cedo freqüentando as Escolas de Educação Infantil.
 Estas escolas são inovadoras e dispõem de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que essas crianças comecem desde muito pequenas, a partir dos dois anos de idade, a se apropriarem das tecnologias. Desde cedo lhes são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos. "


Esse é um dos grandes motivos da necessidade de os professores buscarem formas de se atualizarem quanto ao uso das tecnologias.
A principal "reclamação" de nossos alunos hoje, é sobre a monotonia das aulas, e não tiro a razão, pois, para eles que estão inseridos em um mundo totalmente tecnológico, chegar na sala de aula e, passar pelo menos 4 horas do dia, sentados fazendo cópias, sem nenhuma interatividade, não é nada agradável,
A tecnologia vem para tornar essas aulas mais interativas.
Quando se diz "usar tecnologia" na escola, não deve ser restrito apenas ao uso de computadores, há inúmeras formas de tecnologia para serem usadas e tornar as aulas mais interessantes.
Uma delas é a inserção de vídeos, para ilustrar melhor aulas de Históira, Geografia, e também o uso de apresentações em Power Point.
Uma dica: um professor de Educação Infantil, que sempre faz leituras para seus pequenos, que tal digitalizar a história, e ao invés de apenas ler e mostrar as ilustrações, montar um slide show, a aula com certeza terá um sabor a mais, pois estarão participando ativamente da leitura e olhando em tempo a figura que ilustra aquela passagem.
Entre essas tecnologias citadas é possivel usar muitas outras, basta o professor buscar formas de tornar suas aulas mais alegres, que com certeza terá a atenção dos alunos melhorada, assim como a assimilação do conteúdo mostrado.



****************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário