quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sorria - Feliz Natal

Abra seu coração...

Sonhe... Deseje... Ame... Sorria...

Seja feliz voltando a ser criança...

Te desejo um Natal cheio de paz, amor e felicidade.

E que você realize seus sonhos...

Mas principalmente que continue a sonhar...

...sempre

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O caderno

Apesar de toda essa tecnologia a nossa volta, o caderno não perderá seu valor, tão bem cantado nessa música do Toquinho.


O Caderno (Toquinho) - Cristina Motta








************************************************************************

Dica de vídeo educativo

Uma dica de vídeo educativo que as crianças adoram é o da Galinha Pintadinha.
Este que foi postado é o do ABC, vale a pena conferir.








***********************************************************************

A educação e a interatividade

"As crianças nos tempos atuais, principalmente as que moram em grandes cidades, e com maior poder aquisitivo, estão desde cedo freqüentando as Escolas de Educação Infantil.
 Estas escolas são inovadoras e dispõem de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que essas crianças comecem desde muito pequenas, a partir dos dois anos de idade, a se apropriarem das tecnologias. Desde cedo lhes são oferecidos brinquedos que emitem sons, imagens e jogos eletrônicos que deixam os pequenos fascinados por seus movimentos. "


Esse é um dos grandes motivos da necessidade de os professores buscarem formas de se atualizarem quanto ao uso das tecnologias.
A principal "reclamação" de nossos alunos hoje, é sobre a monotonia das aulas, e não tiro a razão, pois, para eles que estão inseridos em um mundo totalmente tecnológico, chegar na sala de aula e, passar pelo menos 4 horas do dia, sentados fazendo cópias, sem nenhuma interatividade, não é nada agradável,
A tecnologia vem para tornar essas aulas mais interativas.
Quando se diz "usar tecnologia" na escola, não deve ser restrito apenas ao uso de computadores, há inúmeras formas de tecnologia para serem usadas e tornar as aulas mais interessantes.
Uma delas é a inserção de vídeos, para ilustrar melhor aulas de Históira, Geografia, e também o uso de apresentações em Power Point.
Uma dica: um professor de Educação Infantil, que sempre faz leituras para seus pequenos, que tal digitalizar a história, e ao invés de apenas ler e mostrar as ilustrações, montar um slide show, a aula com certeza terá um sabor a mais, pois estarão participando ativamente da leitura e olhando em tempo a figura que ilustra aquela passagem.
Entre essas tecnologias citadas é possivel usar muitas outras, basta o professor buscar formas de tornar suas aulas mais alegres, que com certeza terá a atenção dos alunos melhorada, assim como a assimilação do conteúdo mostrado.



****************************************************************

terça-feira, 6 de dezembro de 2011


Uso da tecnologia na educação

O MEC (s.d) recomenda que todos os futuros professores saibam lidar com novas tecnologias com fins pedagógicos. Ao mesmo tempo, as IES necessitam de docentes qualificados e com disposição para abraçar essa nova bandeira: a aprendizagem virtual. Por esse motivo, educadores das mais diversas áreas do saber, desde que comprometidos com o ensino, não podem colocar os Ambientes Virtuais fora das práticas didáticas.
Usar o computador dentro e fora da sala de aula, como uma ferramenta de apoio, no momento propício, é fundamental para o sucesso do conjunto aluno-máquina. Saber lidar e adaptar ao manuseio de equipamentos ao ensino, utilizando-os em todo o seu potencial, sem perder o foco de formar um cidadão, é o objetivo central desse processo (Aoki, 2001).
Para Santos (2004), construir o conhecimento é colocar, de lado, a imitação cega e submissa, dando vida a indivíduos questionadores, críticos e pensadores. Incentivar as pesquisas, estimular para a criação do novo e estabelecer um pensamento crítico, é o alicerce para a construção do conhecimento. A educação não é, meramente, um conjunto transferido de saberes as pessoas. O saber não é algo imutável ou uma cópia acabada (Freire, 1996). Assim, é necessário alcançar novos horizontes, romper as barreiras e transformar a realidade vivida; isto é construir o conhecimento.
Moran (1997) afirma que durante a construção do conhecimento, em ambientes informatizados, existe maior ”liberdade‘ e menos regras rígidas. Essa construção tem seus pilares, a partir da organização e razão sensorial. Criam-se convergências e divergências instantâneas. Surge a necessidade de se pensar em vários assuntos ao mesmo tempo e de respostas em fração de tempo menores. O papel da Educação passa a ser o de possibilitar a formulação de perguntas e a descobertas de respostas, rápidas ou a longo prazo. A utilização das tecnologias auxilia a Educação, fornecendo um modelo de ensino participativo, interativo e de colaboração. O uso dessas tecnologias amplia o leque de ferramentas auxiliares na construção do conhecimento. Aplicar o conceito de AVA é relacionar o ato de aprender, por intermédio de recursos computacionais, onde haja interação, cooperação, análise e observação, com o objetivo de auxiliar à aprendizagem.



*******************************************************************